Veja um vídeo de 3 minutos demonstrando como Penetron funciona
 

NESTA EDIÇÃO

Penetron® : Ação da Água x Durabilidade do concreto
 
Notícias da Penetron®: Os “Engenheiros Sem Fronteiras” realizam o projeto hídrico da Vila de Ntisaw em Camarões
 
Penetron® no Mundo:
 
Tropicana City Mall, Petaling Jaya, Malásia
 
Palais Royale, Mumbai, Índia
 
Howard Lamade Stadium, Williamsport, Pensilvânia, EUA
 
FATOS RÁPIDOS
Os cristais do Penetron são insolúveis e impermeabilizam o concreto por toda a vida da estrutura.

 

Uma rede intricada de cristais insolúveis se forma na presença de Penetron® e H2O criando uma vedação protetora permanente
 
Veja a capacidade de vedação de rachaduras de Penetron
 
 

 

 

Baixe aqui o Adobe PDF Reader.

 

 

 
 

 

 

Integral Concrete Waterproofing
Notícias da Penetron®
Abril 2010
O mais antigo reservatório conhecido de concreto, o Panteão, em Roma, foi concluído cerca de 125 dC, e ainda está de pé.
Os projetistas de estruturas de concreto têm tradicionalmente se concentrado nas características de resistência do material. Nos últimos anos, a indústria começou a adotar uma abordagem mais holística ao enfatizar o custo do ciclo de vida de uma estrutura. Consequentemente, a durabilidade do concreto é vista agora como tão importante quanto às propriedades mecânicas e o custo inicial.

Estima-se que, em países desenvolvidos, aproximadamente 40% do total dos recursos de construção sejam aplicados para reparo e manutenção e apenas 60% para novas construções.

Além das implicações socioeconômicas da durabilidade, há também uma ligação clara entre durabilidade e o meio ambiente. Ao prolongar o ciclo de vida dos materiais de construção, nós conservamos recursos naturais valiosos. Leia mais neste tópico sob o título da edição: durabilidade do concreto.

Além disso, há outra grande iniciativa dos Engenheiros Sem Fronteiras, o projeto de água da vila de Ntisaw em Camarões.

Penetron® : Ação da Água x Durabilidade do concreto
A água é um agente primário tanto para a criação quanto para a destruição do concreto e está profundamente envolvida em quase todas as formas de deterioração do concreto.

A experiência de campo mostra que, em ordem de importância decrescente, as principais causas da deterioração são a corrosão do aço estrutural, exposição a ciclos de congelamento e degelo, reação álcali-agregado e ataque químico. Com cada uma dessas quatro causas de deterioração do concreto, a permeabilidade e a presença de água estão implicadas nos mecanismos de expansão e fissuramento.

Ao assegurar que o concreto esteja impermeabilizado, não apenas a superfície, mas profundamente, podemos prevenir a ocorrência das principais causas de deterioração.

Os produtos da Penetron são agentes de impermeabilização integrais que proporcionam:

  • Prevenção da corrosão do aço ao impedir que produtos químicos entrem no concreto e ajudam a manter um ambiente alcalino
  • Prevenção de danos provenientes de congelamento-degelo pela secagem profunda do concreto
  • Prevenção da reação álcali-agregado ao impedir a entrada da água que a reação precisa
  • Prevenção da entrada de produtos químicos no concreto pela vedação dos capilares e poros

Incorporar produtos Penetron no concreto aumenta significativamente a sua durabilidade. Em termos concretos, isto significa que a vida de projeto da estrutura é prolongada bem como a enorme economia com reparo e manutenção.

Notícias da Penetron®: Os “Engenheiros Sem Fronteiras” realizam o projeto hídrico da Vila de Ntisaw em Camarões
Alguns beneficiários do projeto hídrico da Vila Ntisaw

As Nações Unidas anunciaram recentemente que a água sem tratamento está matando mais pessoas que as guerras e outras causas de violência. Isto inclui 2,2 milhões de pessoas cujas mortes são atribuídas à diarreia, a maioria de água contaminada, e 1,8 milhão de crianças menores de 5 anos que sucumbem às doenças presentes na água.

A ICS Penetron International faz a sua parte para atenuar este problema através de seus esforços com os Engenheiros Sem Fronteiras (EWB). A doação Penetron-EWB de 2009 foi dada ao Departamento EWB do Estado de Illinois em Urbana-Champaign (EWB-UIUC). A Penetron parabeniza a EWB-UIUC pelo seu Projeto Hídrico da Vila de Ntisaw, localizada em Camarões, África Ocidental.

Mais de 100 moradores de Ntisaw não tinham acesso consistente a água potável limpa. Uma fonte confiável de água irá melhorar a saúde de todos os habitantes da vila, bem como proporcionar oportunidades educacionais e empresariais para meninas e mulheres cuja função tem sido tradicionalmente carregar água entre a fonte e a vila.

A EWB-UIUC assumiu o desafio de projetar e construir um sistema de captação de água potável para Ntisaw. A Penetron tem a satisfação de apoiar a EWB-UIUC e seu trabalho significativo em Camarões. Leia mais.

Penetron® no Mundo:
Tropicana City Mall, Petaling Jaya, Malásia

O Tropicana City Mall foi desenvolvido pela Dijaya Corporation Berhad. O centro de compras é composto por 4 níveis de varejo, uma torres de escritórios de 12 andares e 3 níveis de subsolo. A área total é de aproximadamente 65.032 m².

O projeto apresenta um subsolo parcialmente moldado e exposto que ficou abandonado por 10 anos, levantando preocupações sobre a durabilidade da estrutura. Esta parte da estrutura precisou de atenção especial, pois apresentou um grande vazamento no momento da retomada do projeto, apresentando um enorme desafio para qualquer empreiteira de impermeabilização.

Após receber diversas propostas de empreiteiras concorrentes, o cliente finalmente escolheu o sistema Penetron para a retificação e impermeabilização da laje de base. A decisão foi baseada no longo histórico da Penetron no mercado, bem como sua reputação de qualidade e serviço.

Os produtos usados no projeto incluem Penecrete Mortar, Penetron, Peneplug e Waterplug. O nível de satisfação global do cliente fica evidente pela Carta de Recomendação recebida da Meinhardt Consultants.

Palais Royale, Mumbai, Índia

Mumbai está vivenciando um enorme boom de construções. O planejamento e a construção tiveram início em centenas de novos edifícios de média e grande altura no distrito de negócios central da cidade, nas antigas terras do moinho e Dharavi.

O mais notável é o Palais Royale, torre comercial e residencial. Com uma altura de mais de 320 m, ele foi projetado para dominar o horizonte da cidade após sua conclusão.

A desenvolvedora Developer Shree Ram Urban Infrastructure obteve certificação platina LEED do Conselho de Construções Verdes da Índia, estabelecendo novos padrões em gestão de água e energia, reciclagem de lixo e emissões de carbono reduzidas. LEED – Leadership in Energy and Environmental Design (Liderança em Energia e em Design Ambiental) é um sistema de classificação de construções verdes, internacionalmente reconhecido, desenvolvido pelo Conselho de Construções Verdes dos Estados Unidos. Ele apresenta um conjunto de normas para construção ambientalmente sustentável.

O Palais Royale é também um projeto exclusivo em termos de impermeabilização. Visto que a estrutura será entregue aos compradores como uma compradora concha, os compradores têm a liberdade de projetar os interiores do espaço do andar de acordo com as suas necessidades. Como este é um dos empreendimentos residenciais de maior prestígio de Mumbai, os construtores estruturais e arquitetos precisavam garantir que toda a laje fosse absolutamente impermeável. Então eles começaram a procurar um produto adequado para impermeabilizar as lajes de concreto. Após fazer sua pesquisa, eles convidaram os representantes da Penetron para uma apresentação e posteriormente decidiram incorporar o Penetron Admix em todas as 58 lajes de piso da estrutura.

Howard Lamade Stadium, Williamsport, Pensilvânia, EUA

Em 30 de agosto de 2009, no Howard J. Lamade Stadium, a Equipe Chula Vista venceu a Equipe Chinesa de Taipe por 6 a 3, ganhando o título de Campeões da Little League World Series.

A Little League International é maior organização de esportes da juventude do mundo, com mais de 2,6 participantes em mais de 100 países, apoiada por mais de 1,5 milhão de voluntários adultos e com 200 equipes de jovens competindo. O Howard J. Lamade Stadium é a peça central de sua sede e tem recebido as finais da Little League World Series há mais de 50 anos. Jogar no Howard J. Lamade Stadium em Williamsport, PA, é o “grande” sonho de todas as equipes de basebol da Little League do mundo.

O estádio recebeu este nome após Howard J. Lamade, um editor bem sucedido da revista “Grit” (uma revista de estilo de vida rural ainda existente atualmente). Lamade era também um alto executivo da Little League Baseball e foi essencial para torná-la uma instituição nacional que, desde então, se transformou em uma instituição internacional.

Desde a sua construção inicial em 1959, o Lamade Stadiium evoluiu de um campo de jogo para um Complexo de Basebol com uma capacidade de 40.000 assentos. Entretanto, 50 anos de exposição acabam tendo o seu preço. O Penetron Admix foi incluído em um recente projeto de reconstrução do estádio pela sua capacidade de impermeabilizar e proteger o concreto. A parede existente que existia para separar a diferença de elevação dos assentos do estádio até os mundialmente famosos dugouts se deteriorou devido à infiltração de água e sucessivos congelamentos-degelos e danos. A parede apoiava a passarela para os assentos e era coberta por uma esteira protetora/esteiras de parede de dugout para proteger os jogadores do concreto muito danificado. A própria laje existente havia sido anteriormente reparada com um revestimento tipo emulsão, mas o revestimento levantou e a laje também se fragmentou bastante em resultado da agressiva ação de congelamento-degelo. As equipes de projeto da Brinjac Engineering, Zartman Construction e Centre Concrete trabalharam juntas para reprojetar e substituir a parede existente por uma nova parede tratada com Penetron Admix e novas lajes de entrada. O local de confluência foi também ampliado e a nova guia e drenagem foram construídas para minimizar o alagamento do campo pela água das arquibancadas. Além disso, a drenagem foi aperfeiçoada para proporcionar um acesso mais seguro e mais fácil aos assentos do estádio.

“Temos a honra de termos nos envolvido em manter viva a tradição de uma instituição esportiva tão antiga”, declarou Christopher Chen, Diretor de Vendas e Marketing da América do Norte da ICS Penetron. “Como uma empresa com ampla presença internacional, estamos bastante conscientes que o entendimento, comunicação e trabalho com diversas nações, povos e culturas é essencial para nosso sucesso. O envolvimento com organizações como a Little League International nos lembra de como são importantes estas três conexões básicas e o quanto pode ser obtido pela sua observação em tudo o que nós fazemos”.