Agosto 2015
 

Prezados leitores,

A Penetron Brasil vem mais uma vez trazer informações sobre o nosso segmento e os excelentes resultados obtidos das soluções PENETRON em diversas obras pelo Brasil. Nesse newsletter, falaremos sobre o sistema WHITE TANK® que tem possibilitado a inúmeros construtores e projetistas um “novo caminho” para proteção e aumento de durabilidade de estruturas de concreto.

Selecionamos obras que se beneficiaram desse sistema como o IBIS Aeroporto em Recife, PE, os tanques da planta da Cervejaria Petrópolis (Itaipava), PE e o Maceió Facilities, em Maceió, AL. Também apresentamos a recuperação do subsolo do Centro Cultural Miguel Arraes, em Recife.

Boa leitura a todos!

 

 

Concrete Show 2015 – São Paulo - SP

 
 

Penetron Brasil apoia o Pedalavalle, São José dos Campos, SP.

 
 

SISTEMA WHITE TANK®

 
 

IBIS Aeroporto – Recife – PE

 
 

Cervejaria Petrópolis (Itaipava), PE.

 
 

Condomínio Maceió Facilities, Maceió, AL.

 
 

Centro Cultural Miguel Arraes, PE.

 
     
siga-nos
   
Concrete Show 2015 – São Paulo - SP

Uma grande oportunidade para obter mais informações sobre a Penetron será o Concrete Show 2015, entre os dias 26 e 28 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A Penetron Brasil estará no stand 1045, na rua F, com grandes novidades e um espaço descontraído para bate-papo.


Esperamos vocês no CONCRETE SHOW 2015!.

 

   
Penetron Brasil apoia o Pedalavalle, São José dos Campos, SP.

A nossa conduta profissional pode se espelhar na vida. Buscar qualidade e longevidade em práticas saudáveis que unam pessoas e que ao mesmo tempo tenham um compromisso com a preservação do meio-ambiente. Por esta razão, apoiamos o grupo Pedalavalle de “mountain bike”, em São José dos Campos, SP. Semanalmente, esse grupo percorre trilhas pelo Vale do Paraíba, visitando pontos turísticos inesquecíveis!

Grupo a caminho de São Francisco Xavier, na serra da Mantiqueira.

 

   
SISTEMA WHITE TANK®

“WHITE TANK®” é um sistema da Penetron que consiste de procedimentos específicos para proporcionar estruturas de concreto mais duráveis ao mercado da construção. O ganho de vida útil do concreto é obtido através do aditivo redutor de permeabilidade Penetron Admix, classificado como PRAH (resistente à altas pressões hidrostáticas pelo ACI 212.3R). Trata-se de um aditivo de 3a geração que proporciona um selamento dos poros e fissuras de retração contra a passagem de água, cloreto, ataque de sulfatos e outros agentes agressivos. As características e desempenho objetivos do “White Tank®” são apresentados a seguir:

Através do “White Tank®” consegue-se um concreto de baixíssima permeabilidade e elevada proteção química por toda a vida útil da estrutura. Para estruturas onde se deseja obter estanqueidade à saída ou entrada da água, além do Penetron Admix adicionado ao concreto, deve-se adotar os procedimentos de tratamento localizado durante a execução da estrutura, conforme segue:

Juntas de concretagem:  PENEBAR SW55 TIPO A
Vedação de passagens pelo concreto:   PENEBAR SW55 TIPOB
Furos de tirante: PENECRETE MORTAR

O processo apresenta rastreabilidade através de componentes químicos presentes no PENETRON ADMIX, que são sensíveis aos raios UV.

Referência de WHITE TANK®

Vista do Cond. Adelaide, Salvador, BA
Subsolo de 2.500m2 - 3,20m abaixo do mar

Detalhes Ilustrativos


Subsolo no sistema WHITE TANK®.


Reservatório no sistema WHITE TANK®.

 

   
IBIS Aeroporto – Recife – PE

Recife recebeu a segunda unidade do hotel Ibis, da rede francesa Accor. O empreendimento foi construído próximo ao Aeroporto Internacional do Recife, na Zona Sul, e próximo a região central.

Numa área de pouco mais de 3 mil metros quadrados, onde antes funcionava um posto de gasolina, o empreendimento segui a linha tradicional da bandeira Ibis. O subsolo é exclusivo para abrigar máquinas, área técnica e 59 vagas de garagem. O hotel tem uso de energia solar para aquecimento da água, sistema de reutilização de água e iluminação de LED.

Nesse subsolo de 1.250m2, o projeto foi concebido com o sistema WHITE TANK®, com adição de Penetron Admix em todo o concreto e tratamento das juntas de concretagem com Penebar SW55.

Vista da fachada do hotel IBIS, em Recife, e do subsolo.

 

   
Cervejaria Petrópolis (Itaipava), PE.

O Grupo Petrópolis construiu mais uma fábrica no nordeste, desta vez na cidade de Itapissuma, em Pernambuco. Foi a segunda unidade da empresa no nordeste do Brasil, região que nos últimos anos registrou um crescimento de consumo maior do que a média nacional. A construção de uma fábrica em Pernambuco é estratégica para o posicionamento geográfico da empresa – Itapissuma está localizada a menos de 50 km de Recife. O estado está localizado no epicentro do nordeste e a cidade também está próxima a capitais importantes. Além disso, há o Porto de Suape, que está sendo avaliado em possíveis estratégias de acesso a matérias primas e exportação”.

O sistema WHITE TANK® foi adotado no tanque de CO² da produção e no adensador e no decantador secundário da estação de tratamento de efluentes. A Penetron atendeu aos requisites quanto a estanqueidade das estruturas e quanto a potabilidade da água.


Vista interna da cervejaria

 

   
Condomínio Maceió Facilities, Maceió, AL.

O bairro nobre de Maceió, considerado um dos cartões postais de Maceió, a praia de Ponta Verde é também um dos bairros mais movimentados e de melhor infraestrutura da cidade, caracterizado por reunir os melhores restaurantes e hotéis do litoral alagoano, além dos edifícios mais luxuosos da orla. Localizado neste bairro está o Condomínio Maceió Facilities, com 2 ou 3 quartos, com até 3 suítes, grande área de lazer e também com toda a comodidade de lojas, restaurantes, academia e conveniência no térreo.

O primeiro e segundo subsolos desse empreendimento, com aproximadamente 1.450m2, foram protegidos com o sistema WHITE TANK®: Penetron Admix na laje de subpressão, na laje intermediária e nas cortinas; Penebar SW55 em todas as juntas de concretagem.


Vista da fachada do Maceió Facilities


Vista do subsolo estanque

 

   
Centro Cultural Miguel Arraes, PE.

O Centro Cultural Miguel Arraes é o um equipamento cultural da rede do Estado. Localizado no município de Jaboatão dos Guararapes, em uma área carente de espaços culturais, possui 1.700m² de área disponível para a exposição e divulgação das mais diversas linguagens artísticas. Futuramente abrigará além de espaços de exposição, biblioteca, espaço para reuniões, projeções e atividades educativas.

A Penetron foi convidada a apresentar uma solução para tratamento das infiltrações no subsolo desse Centro Cultural. Os revestimentos foram removidos para que o tratamento fosse realizado diretamente no concreto; as infiltrações foram tamponadas com a argamassa de pega rápida Waterplug e seladas definitivamente com Penecrete Mortar e Penetron. Toda a área foi impermeabilizada com a aplicação de Penetron contra a pressão negativa do lençol.


Detalhe de infiltração pela laje de subsolo

Apresentação a alunos da Universidade de Caruarú após a impermeabilização do subsolo com Penetron.


Vista do Centro Cultural Miguel Arraes