Dezembro/2016

Bem-vindo a mais uma edição da PENETRON Industry Newletter.

Com o movimentado ano de 2016 rapidamente chegando ao fim, temos a satisfação de apresentar outra edição de durabilidade de concreto, em complementação às séries de outubro de 2014 e setembro de 2015. Nesta edição, olharemos mais de perto outra causa importante da deterioração do concreto: reações álcali-sílica/agregado (RAS/RAA) ou "câncer do concreto", como é comumente conhecido. A prevenção é simples: adicione PENETRON ADMIX ao concreto para eliminar o seu risco de RAS/RAA ao negar a água necessária para esta reação.

Role para baixo para ver alguns dos incríveis projetos internacionais que se beneficiaram das soluções PENETRON.

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Ano Novo de 2017.

Jozef Van Beeck
Diretor, Vendas e Marketing Internacional

 



 

Prevenindo as Reações Álcali-Sílica (RAS)

 
 

Sede da Wargaming, Nicosia, Chipre

 
 

Linha 3 do Metrô de Santiago, Santiago, Chile

 
 

Mall of Africa, Cidade de Waterfall, África do Sul

 
 

An Binh City, Hanói, Vietnã

 
 

Centro de Distribuição de Produtos Marinhos, Chuncheon, Coreia do Sul

 
 

South Quarter / Fase I, Jacarta, Indonésia

 

 
   
Prevenindo as Reações Álcali-Sílica (RAS)

A reação álcali-sílica (RAS) é a forma mais comum de reações álcali-agregado (RAA). Ela pode provocar uma grave expansão e fissuração do concreto, fazendo com que ele perca a força e posteriormente levar a uma falha.

Um agregado reagente forma álcali-sílica gel (amarelo) ao absorver a água presente no concreto. O gel C-S-H exerce uma pressão expansiva, fissurando o agregado e a pasta de cimento circundante.

A RAS é uma reação química que ocorre com o tempo entre a pasta de concreto alcalina e a sílica não cristalina reagente encontrada em muitos agregados comuns. A reação destes agregados com o hidróxido alcalino no concreto leva à formação de um gel de hidrato de silicato de cálcio (C-S-H) que tem seu volume aumentado pela absorção de água da pasta de cimento circundante ou do ambiente. Conforme se expande, o gel C-S-H exerce pressão dentro do agregado. Isto provoca fissuração do agregado e da pasta de cimento circundante, resultando em fragmentação e perda de força. Posteriormente, a RAS pode levar a problemas estruturais críticos e até mesmo à demolição de uma estrutura de concreto afetada.

A fissuração da RAS (normalmente "map cracking") normalmente ocorre em áreas com fornecimento frequente de umidade, tais como muros de retenção expostos à entrada de lençol freático, estruturas marinhas em contato direto com água salgada e outras áreas com sucção capilar.

As condições que levam à RAS incluem:

  1. Um conteúdo alcalino suficientemente alto do cimento (ou alcalino de outras fontes)
  2. Um agregado reagente, tal como chert
  3. Água - a formação de álcali-sílica gel precisa de água; sem água dentro do concreto, não ocorrerá RAS

A maneira mais eficaz de prevenir a RAS, além de limitar o conteúdo alcalino do cimento e utilizar agregados não reagentes ou menos reagentes, é impedir que a água entre na estrutura do concreto.

Os produtos PENETRON, como PENETRON ADMIX, protegerão o concreto da penetração a água e impedirão a formação de álcali-sílica gel ao vedar as microfissuras, polos e capilares com formações cristalinas insolúveis. Uma vez ativados, os cristais do PENETRON impedem a passagem de água - mesmo sob alta pressão hidrostática, resultando em uma estrutura de concreto completamente seca e durável. Além disso, os produtos PENETRON realizarão a auto-cura de novas fissuras logo que a umidade entrar, impedindo que a água encontre novos caminhos no concreto.


"Map cracking" no concreto


   
Sede da Wargaming, Nicosia, Chipre

O Grupo Wargaming é uma desenvolvedora e editora de jogos para computador internacional sediada em Nicosia, Chipre. Inicialmente voltada a jogos de estratégia por turnos e estratégia em tempo real, a empresa mudou para jogos de ação online gratuitos em 2009. A Wargaming se tornou líder de mercado desde o lançamento do jogo de grande sucesso baseado em equipes e de tema militar "World of Tanks".

Em 2015, o Grupo Wargaming mudou sua sede global para a nova torre Wargaming HQ localizada próxima ao Palácio Presidencial em Nicosia. Adquirida da Rotos Developers por 20 milhões de euros, a torre de 75 m (248 pés) de altura é um dos prédios mais altos de Chipre. Coberta por grandes painéis fotovoltaicos para reduzir o consumo de energia, ela é também o primeiro edifício eficiente em termos de energia Classe A no Chipre.

O projeto enfrentou vários vazamentos após ser tratado com uma mistura cristalina de outro fornecedor. A equipe local da PENETRON forneceu uma solução eficiente e permanente para eliminar os vazamentos antes da entrega ao Grupo Wargaming.

PENETRON INJECT foi usado para preencher os espaços e fissuras profundamente dentro do concreto, para empurrar a água que penetrava para fora. Posteriormente, o subsolo recebeu um tratamento de revestimento PENETRON para assegurar uma estrutura de concreto completamente seca e durável. Uma camada opcional adicional de concreto projetado (contendo PENETRON ADMIX) foi posteriormente aplicada por solicitação do consultor do projeto, como uma segunda camada de defesa.

 

   
Linha 3 do Metrô de Santiago, Santiago, Chile

O primeiro estágio da Linha 3 do Metrô de Santiago (trechos 1 e 4) tem sua abertura programada para 2017 (com a fase 2 seguindo em 2018 e a fase 3 em 2020). Ele ligará os bairros de Quilicura, no noroeste da cidade, com Ñuñoa e La Reina, no leste.

Quando concluída, a Linha 3 terá 22 estações em sua via de 21,7 km (13,5 milhas). A Linha 3 será interligada a todas as outras linhas de metrô de Santiago (exceto a linha 4A) e cumpre as normas de alta segurança e conforto para os passageiros. Isto inclui câmeras dentro dos trens, ar-condicionado, uma linha de transmissão aérea (catenária), condução automática, portas localizadas na plataforma, bem como conexões aos trens de subúrbio.

A PENETRON foi escolhida após o consultor do projeto, Arcadis, e a empreiteira, Ferrovial & Agroman, perceberem que o sistema PENETRON atenderia suas rigorosas exigências técnicas, especialmente em relação ao cimento e agregados chilenos.

O excelente suporte técnico dado pela equipe local da PENETRON, amplos testes e certificação dos efeitos benéficos sobre a durabilidade, propriedades de autocura e impermeabilização do concreto finalmente convenceram a Arcadis a mudar o design do mix de concreto anteriormente especificado para um mix contendo PENETRON ADMIX.

Desde o início do projeto em julho de 2014, 33.000 m³ (43.200 jardas³) de concreto foram tratados com PENETRON ADMIX. No momento em que a Linha 3 (trechos 1 e 4) estiver concluída, um total de aproximadamente 52.000 m³ (68.000 jardas³) terão sido tratados.

Para testemunhar o processo integral de autocura do PENETRON ADMIX na Linha 3 do Metrô de Santiago do Chile, clique aqui.


Seção do túnel antes da ativação de PENETRON ADMIX


Seção do túnel após ativação de PENETRON ADMIX

 

   
Mall of Africa, Cidade de Waterfall, África do Sul

O Mall of Africa é o maior shopping center da África do Sul já construído em uma única fase, com 130.000 m² (1,4 milhão de pés²) de espaço de lojas disponível. O shopping center terá mais de 300 lojas, com várias lojas âncoras. Além da grande diversidade de marcas tanto locais quanto internacionais, o shopping center possui áreas identificadas para facilitar as compras, bem como excepcional acesso, localização e visibilidade. Localizado na cidade de Waterfall, o Mall of Africa tem um design elegante, que melhora o ambiente circundante.

Projetado pela MDS Architecture, a arquitetura do shopping center é inspirada pela geologia e pelos incríveis cenários da África. O Mall of Africa está situado para ser um shopping center super regional dominante.

Para proteger este investimento de US$ 348 milhões, vários produtos do Sistema PENETRON foram utilizados durante a construção, principalmente nos tanques de coleta de águas pluviais e estacionamentos abertos.

Um total de 9.650 m³ (12.600 jardas³) de concreto fornecido pela 3Q Concrete foram tratados com PENETRON ADMIX e 1.650 metros lineares (5.450 pés) de juntas construtivas foram vedados com PENEBAR SW-55.

Além disso, PENESEAL PRO foi aplicado nos estacionamentos abertos, vedando 1.520 m² (16.400 pés²) de superfície de concreto.

   
An Binh City, Hanói, Vietnã

Desenvolvido pela Geleximco, de Hanói, este projeto de US$ 500 milhões inclui a construção de oito torres de alturas variáveis (28 - 35 andares) e dois subsolos, todos eles cobrindo uma área total de 45 hectares (112 acres).

Quando concluído em 2017, a An Binh City terá mais de 356.000 m² (3,83 milhões de pés²) de espaço residencial, adicionando 2.732 unidades de luxo ao mercado imobiliário local.

A An Binh City é projetada como um santuário moderno, proporcionando aos residentes um estilo de vida calmo e harmonioso, com jardins abundantes e luxuosos, árvores e amplos espaços abertos. As instalações incluem piscinas para todas as estações do ano, outlets de varejo, restaurantes, cafés, spa e áreas de relaxamento e uma academia.

Tendo usado com sucesso PENETRON em seu projeto An Binh Green Star, a proprietária da An Binh City decidiu dispensar um sistema de membrana betuminosa e uma solução de revestimento polimérica a favor de um sistema de proteção cristalino comprovado da PENETRON.

O PENETRON PLUS foi usado extensivamente na laje de solo da estrutura do subsolo e na laje podium entre as torres, em uma área tratada total de 38.000 m² (409.000 pés²). PENETRON ADMIX foi adicionado aos 5.000 m³ (6.540 jardas³) de concreto nas piscinas, caixas d'água e outras estruturas de concreto. 4.000 m² (43.000 pés²) de muros de retenção foram tratados com um revestimento PENETRON no lado positivo para impermeabilizar e proteger completamente o concreto contra qualquer penetração de água.

 

   
Centro de Distribuição de Produtos Marinhos, Chuncheon, Coreia do Sul

Chuncheon é uma cidade do interior; os produtos marinhos são fornecidos por canais de distribuição do Mar do Leste ou do Mar do Oeste. Em 2015, o governo de Chuncheon investiu aproximadamente US$ 10 milhões para construir um moderno centro de distribuição de produtos marinhos para fornecer frutos do mar frescos aos cidadãos locais, a preços acessíveis. O edifício consiste de um subsolo, três pisos acima do solo, um mercado de frutos do mar, um centro de peixes crus, instalações frigoríficas e de processamento de peixes, tudo em uma área aberta cobrindo 4.600 m² (50.000 pés²).

Durante a construção, um grande lençol freático de alta pressão empurrou o muro do subsolo, no qual PENETRON ADMIX foi adicionado para proteger a estrutura de concreto, proporcionando uma impermeabilização ampla e confiável para as salas de máquinas e de bombas de combate a incêndio localizadas no subsolo.

 

   
South Quarter / Fase I, Jacarta, Indonésia

Este complexo de múltiplas finalidades com projeto exclusivo se estende por uma área de 7,2 hectares (17,8 acres). Ele apresenta três torres de escritórios que serão complementadas por duas torres residenciais na fase 2 da construção.

Projetadas por Tom Wright, da Atkins Limited, as torres inspiradas nas tradicionais cestas de ratam da Indonésia, da South Quarter, proporcionam ambientes de trabalho excepcionais e inspiradores com grandes espaços abertos e jardins luxuosos, ao mesmo tempo em que são projetados para sustentabilidade máxima, eficiência energética e mínimo uso de água. O empreendimento verde certificado reduz a energia usada para resfriamento em até 35%, ao mesmo tempo em que os requisitos globais de água são reduzidos através da coleta de águas pluviais, redução no uso da água e reciclagem de águas residuais.

As torres de 20 andares oferecem 2.200 m² (23.700 pés²) de área; cada torre apresenta escritórios Grau A significativamente maiores do que qualquer outro edifício nas proximidades. Isto permite a acomodação de empresas maiores e flexibilidade para expansão.

Uma área exclusiva para lojas apresenta uma ampla seleção de restaurantes, lojas de conveniência, cafeterias e outras lojas sob o teto do SQ Dome.

O subsolo de quatro andares é exposto a um lençol freático alto, com alta pressão hidrostática, o que foi um desafio para a impermeabilização deste projeto. Para assegurar proteção e durabilidade completas, PENETRON ADMIX foi usado nos muros de retenção e nas lajes de subsolo no South Quarter. Isto foi obtido pelo tratamento de quase 20.000 m³ (26.160 jardas³) de concreto. Waterstops PENEBAR SW-55 foram instalados para vedar as juntas construtivas.

Aproximadamente 43.900 m² (472.600 pés²) de superfícies de concreto nos banheiros, terraços e estruturas de teto foram tratados com PENETRON.