Veja um vídeo de 3 minutos demonstrando como Penetron funciona
 

NESTA EDIÇÃO

Característica do Penetron® : o Penetron previne o câncer do concreto
 
Penetron® no mundo: foco na África do Sul.
 
África do Sul - Estádio Green Point
 
África do Sul - The Boulevard, Cidade do Cabo
 
Grécia – Arahova Conference Center
 
Austrália - Bundall Corporate CentreII
 
Notícias da Penetron® : ASCE – Competição Nacional de Canoas de Concreto
 
FATOS RÁPIDOS
Penetron Admix impermeabiliza o concreto completamente sob pressão d'água contínua.

 

Uma rede intricada de cristais insolúveis se forma na presença de Penetron® e H2O criando uma vedação protetora permanente
 
Veja a capacidade de vedação de rachaduras de Penetron
 
 
Envie para um amigo ou colega.

 

 

Baixe aqui o Adobe PDF Reader.

 

 

 
 

 

 

Integral Concrete Waterproofing
Newsletter à Indústria Penetron®
Janeiro 2008

Desejamos a todos os nossos leitores um Feliz Natal e um 2009 de muito sucesso!!

Um outro ano entusiasmante está chegando ao fim – 2008 viu muitos de nós viajando pelo mundo de maneira incansável em apoio à rede de distribuição global da Penetron. Alguns dos resultados dos esforços da nossa equipe mundial são mostrados em Penetron no mundo.

A reação álcali-sílica continua sendo uma dor de cabeça para muitos de nós e nós consideramos importante indicar novamente como os produtos da Penetron ajudam a eliminar a ASR sob Características da Penetron. Em último lugar, mas não menos importante, tivemos um novo campeão na Competição Nacional de Canoas de Concreto deste ano.

Penetron® Feature: o Penetron previne o câncer no concreto– Reação álcali-sílica (ASR)

A reação álcali-sílica (ASR) pode provocar uma expansão séria e rachaduras no concreto, resultando em grandes problemas estruturais e algumas vezes necessitando de demolição.

A ASR é provocada por uma reação entre os íons hidroxílicos na solução porosa de cimento alcalino no concreto e formas reativas de sílica no agregado (ex.: sílex, quartzito, opala, cristais de quartzo deformados). Um gel é produzido, que aumenta de volume pela absorção de água e então exerce uma pressão expansiva, resultando na falha do concreto.

Imagem por microscopia eletrônica de varredura de partícula agregada de sílex com várias rachaduras internas devidas a ASR; as rachaduras estendem-se para o concreto adjacente
(clique para ampliar a imagem)

As condições necessárias para a ASR ocorrer são:

  • Um conteúdo alcalino alto o suficiente do cimento (ou alcalino de outras origens)
  • Um agregado reagente, tal como sílex
  • Água – a ASR não ocorrerá se não houver água disponível no concreto, pois a formação do gel álcali-sílica precisa de água

A melhor maneira para evitar ASR é usar agregados não reagentes, mas estes não estão sempre imediatamente disponíveis. Neste caso, o tecnologista de concreto deve ter conhecimento do equivalente Na2O (em %) de todos os produtos que ele pretende usar no traço de concreto para garantir que o valor equivalente de Na2O não ultrapasse o valor aceitável por m³ (normalmente estabelecido ao redor de 3,5 kg/m³).

Uma maneira mais simples de reduzir o risco de ASR é incorporar uma mistura cristalina madura, tal como Penetro Admix, no concreto. Isto irá garantir que o concreto seja impermeabilizado profundamente e impedirá que a ASR obtenha a água necessária para a reação ocorrer. O Penetron Admix demonstrou em teste no MFPA-Leipzig (U 2.2/05-185) que as rachaduras se auto-curam na presença de água. Muitos outros testes comprovaram a capacidade dos cristais de Penetron impermeabilizarem a estrutura capilar dentro do concreto. Além disso, o Penetron Admix é certificado pelo MPA-Stuttgart (90 16788/P-2008-1/Bl) como correspondendo a DIN V 18998 e, desta forma, não tem nenhuma influência negativa sobre o aço embutido. (= Ü-Sign).

Penetron®no Mundo: Foco na África do Sul
África do Sul - Estádio Green Point – Estádio da Copa do Mundo de 2010, Cidade do Cabo

Localizado no Distrito Green Point Central da Cidade do Cabo, bem perto de Victoria & Alfred Waterfront, o Estádio Green Point está programado para receber cinco jogos da primeira rodadas, um da segunda rodada, um jogo das quartas de final e uma semi-final da Copa do Mundo de Futebol de 2010 na África do Sul. Quando a transformação estiver completa, o Estádio Green Point – também conhecido como Estádio African Renaissance – será um estádio para todas as condições climáticas, de múltiplas finalidades, ambientalmente sustentável, moderno, tecnologicamente avançado e de classe mundial com capacidade para 70.000 pessoas, cumprindo integralmente as exigências de Estágio para Partida FIFA™. Este projeto de US$ 287 milhões foi criado pela GMP Architects, Louis Karol Architects e Point Architects e consiste de cinco andares e do telhado, incluindo vestiários para as equipes, recepção VIP, níveis de estacionamento, áreas de mídia, escritórios FIFA™, lojas para fãs, clube de negócios, uma sala de múltiplas finalidades, escritórios da segurança e da polícia, cozinhas e lounges VIP.

Para proteger efetivamente e impermeabilizar of concreto das bases de assentamento, o Penetron Admix foi escolhido para tratar a junção entre o assentamento pré-moldado. Portanto, um total de 1100 m³ de concreto tratado com Penetron Admix foi colocado neste local de projeto de importância nacional para o país.


Green Point World Cup Stadium, Cape Town

África do Sul - The Boulevard, Cidade do Cabo

Com 36.000 m² de espaço comercial, o Boulevard enriquece o horizonte da Cidade do Cabo com um espaço de escritório com classificação tripla A na periferia do CBD em frente ao Eastern Boulevard e Searle Street em Woodstock. Projetado pela DHK em conjunto com a Peerutin Architects, este empreendimento oferece visões superiores para os trabalhadores de escritórios em um local de primeira linha. Ao invés de ser um bloco monolítico, o projeto incorpora sete unidades individuais, todas construídas em um pódio sob o qual três super níveis subterrâneos proporcionarão uma das maiores proporções de estacionamento na Cidade do Cabo (com 4 baias/ 100 m² ). Além disso, este projeto de US$ 75 milhões apresentará restaurantes e cafeterias para a conveniência dos trabalhadores dos escritórios.

Já em vias de se tornar um marco no caminho para a Cidade do Cabo, 8100 m³ de concreto no local do “The Boulevard” são protegidos com sucesso pelo Penetron Admix contra a entrada de água.

 
Grécia – Arahova Conference Center

Localizado na Montanha Parnassos, Arahova é um destino de esportes de inverno bem conhecido próximo à capital grega Atenas. A prefeitura da cidade decidiu construir um novo centro comercial para acomodar as necessidades da cidade. Este projeto engloba um centro de conferências, um mini-shopping e uma garagem subterrânea para 500 veículos. O projetista decidiu usar Penetron Admix e Penebar ao invés de membranas de impermeabilização de PVC, por causa da eficácia em relação ao custo, confiabilidade e simplicidade na aplicação do sistema Penetron.

As empreiteiras, uma joint venture da Kourtidis S.A. e Gatzoulas S.A., seguiram as recomendações do projetista, com o apoio do Departamento Técnico da Penetron Hellas para impermeabilizar a laje subterrânea e as paredes. Penebar SW-45 Rapid foi usado para impermeabilizar as juntas frias entre a laje subterrânea e as paredes de concreto verticais. A porcentagem de Penetron Admix usada foi de 1% por peso de cimento. A quantidade total de concreto era de aproximadamente 4500m³. Mais de 1500 metros de Penebar SW 45 Rapid Tipo A foram usados neste projeto.

Austrália - Bundall Corporate Centre II

Descrição:

  • Desenvolvimento e construção de um prédio de escritório de 8.000 m²
  • Cliente– Corporate Centre Joint Venture Pty Ltd
  • Valor - $35.270.000,00
  • Conclusão – fevereiro de 2009
  • Arquitetos – ML Design
  • Engenheiros estruturais– Robert Bird Group
  • Construtora – Hutchinson Builders

Desafios:

  • 2 níveis de estacionamento subterrâneo abaixo do lençol freático
  • Condições de solo ácidas/ sulfato
  • Foi necessária uma laje de balsa impermeável para assegurar que a entrada de água e produtos químicos não corroa o reforço de aço e provoque câncer de concreto
  • O uso de painéis pré-moldados como pareces de retenção apresentou desafios adicionais, pois todas as juntas verticais entre os painéis também precisaram ser impermeabilizadas

Após uma ampla avaliação de diversos sistemas de impermeabilização e empreiteiras, a Penetron Austrália foi escolhida como empreiteira preferida devido ao seu histórico comprovado em impermeabilização abaixo de estruturas de água. O Penetron Admix foi incorporado no projeto da mistura de concreto realizada pela Hansons Concrete e usada na laje de balsa, todos os painéis pré-moldados e no deck do pódio suspenso. Penebar SW45 Rapid e Penebar SW55, um retentor de água hidrofílico expansível também fornecido pela Penetron Austrália foi escolhido para impermeabilizar todas as juntas da construção. Mais de 4.000 m³ de concreto foram tratados com Penetron Admix e 1200 metros lineares de Penebar foram instalados nas juntas de construção.

Os resultados do teste do concreto durante a construção demonstraram que o concreto dosado com Penetron Admix tem uma resistência a compressão significativamente maior após 7, 14 e 28 dias em comparação com o concreto padrão.

Notícias Penetron®: ASCE – Competição Nacional de Canoas de Concreto

A ICS Penetron International Ltd. continua o seu envolvimento com a Competição Anual de Canoas de Concreto da Sociedade Americana de Engenheiros Civis, um desafio no qual os alunos colocam os seus conhecimentos em teste através de determinação, trabalho em equipe e aplicação inovadora de conhecimento de engenharia obtido em sala de aula. A NCCC incorpora diversos aspectos de aprendizagem prática e crescimento para os alunos participantes, além de promover o trabalho em equipe e espírito. As entradas são avaliadas com base no uso de criatividade, inovação, capacidade técnica e planejamento, que é avaliado através da apresentação de um documento de projeto técnico, apresentação oral e uma sessão de Q&A liderada por um painel de juízes composto por profissionais da indústria. As obras de arte resultantes de horas incontáveis de trabalho e amor são apresentadas através de uma exibição do projeto, bem como colocadas em um teste real em uma corrida de ida e volta na raia olímpica.

O vencedor do título deste ano, uma canoa branca com faixas azuis e cinzas com 19,5 pés de comprimento e 160 libras , realizou uma batalha incansável contra oponentes valorosos das principais escolas de engenharia de todo o país. Um entusiasmante conjunto de eventos como a 21ª NCCC dá as boas vindas à nova campeã, a Universidade de Nevada, Reno, com sua canoa "Argentum.”