NESTA EDIÇÃO

FATOS RÁPIDOS
Ao contrário dos outros sistemas de impermeabilização, Penetron® tem a capacidade de selar fissuras profundamente no concreto.

 

Uma rede complexa de cristais insolúveis se forma na presença de Penetron e H 2 O criando um selamento de proteção permanente
 
Testemunho da capacidade de selamento de fissuras de Penetron
 
 
Envie a um amigo ou colega.

 

 

Baixe aqui o Adobe PDF Reader.

 

 

 
 

 

 

Integral Concrete Waterproofing
Newsletter - Penetron®
Março de 2008
Introdução: Penetron Admix permite maior flexibilidade no planejamento da obra e maior economia

A impermeabilização por cristalização é agora largamente aceita no mundo desenvolvido como uma maneira superior de impermeabilizar e proteger as estruturas de concreto. A mudança de paradigma entre projetistas e especificadores das tradicionais soluções de membrana para os sistemas de cristalização por pintura foi uma luta árdua e lenta.

Sr. Jozef Van Beeck, Diretor Internacional de Vendas & Marketing, visitando os trabalhos da KCRC em Hong Kong
Uma outra mudança de paradigma está acontecendo mais rapidamente por razões óbvias: do sistema de cristalização por pintura para aditivos de cristalização. Após tomada a decisão de se usar o sistema de cristalização, é fácil compreender a vantagem de dosá-lo diretamente no concreto. Os benefícios são óbvios: nenhum outro tipo de tratamento impermeabilizante é necessário, ou seja, não há atrasos devido a chuva, não há preparação superficial adicional, nem há necessidade de contratação de mão-de-obra de impermeabilização, não há mais falhas causadas pela aplicação em obra, não há mais necessidade de proteção mecânica, etc, e, como resultado, há significantes reduções de custo.
Notícias da Penetron ® : Primeiro projeto de Metro impermeabilizado na China com Aditivo de Cristalização

metro_logo Guangzhou – China. A equipe da Penetron na China trabalhou unida com o Guangzhou Metro Corporation (GMC) por 3 anos, com uma orientação para projeto de impermeabilização e durabilidade do concreto. Uma vez que a direção de projeto foi convencida dos méritos da impermeabilização por cristalização, eles imediatamente perceberam os benefícios econômicos no uso do Penetron Admix. A GMC então indicou a Universidade de Tecnologia do Sul da China para conduzir um programa intenso de testes, o qual durou de abril a outubro de 2006. Os principais objetivos dos testes foram: guangzhou

  • Conformidade do Penetron Admix com a norma nacional GB18445
  • Estudo do abatimento do concreto (slump), da exsudação, resistência à compressão, retração, impermeabilidade e resistência à penetração de cloreto.
  • Influências das diferentes dosagens de Penetron Admix na impermeabilização
  • Habilidade do Penetron Admix de selar fissuras
  • Presença de cristais de Penetron através de microscopia
Guangzhou metro (Penetron photo)
Após receber os resultados positivos incontestáveis da Universidade de Tecnologia do Sul da China, o GMC decidiu usar o Penetron Admix em todas as estruturas principais e secundárias da estação de Xicun da Linha 5 do Metro. Até o momento, foram usadas mais de 70 toneladas de Penetron Admix neste projeto.

Click aqui para ver o artigo completo do Penetron Admix no Metro de Guangzhou.

Penetron ® no Mundo: 2 projetos ilustram as aplicações do concreto em contato com a água do mar
Espanha - Puerto de la Cruz , Tenerife, Ilhas Canárias, novo empreendimento comercial com concreto da CEMEX
  • Traço do Concreto: CEM II/A-P 42,5 R/MR
  • Usina de Concreto: CEMEX
  • Dosagem de PENETRON ® Admix: 4 kg/m³ para a laje de sub pressão, muros externos e pilares
  • Espessura da laje de fundo: 80 cm ( ˜31.5“)
  • Volume de concreto com PENETRON ® Admix: 2.500 m³
  • Juntas frias: pintura de PENETRON®

A fundação deste projeto está 1,23 m abaixo do nível do mar e a uma distância da costa de 200m. Há poucas estruturas subterrâneas nesta área e, as poucas que existem, apresentam constantes infiltrações de água. Após o sistema Penetron ter sido introduzido, os engenheiros eliminaram o “risco” dos projetos de lajes de sub pressão. Apesar do bombeamento continuo da água, a área de escavação apresentou de 5 a 10cm de lâmina de água. O Penetron Admix foi adicionado em todas as lajes de sub pressão, muros externos e pilares com concreto da CEMEX. Durante a maré alta, a água atingiu níveis elevados e as bombas tiveram que ser desligadas devido à poluição sonora. Como conseqüência, a laje de sub pressão foi repetidamente inundada de água.

As juntas de concretagem foram simplesmente tratadas com uma demão de Penetron e nenhum outro sistema foi aplicado na junta. Mesmo nas condições críticas, isto foi suficiente para impermeabilizar estas juntas. Microfissuras foram simplesmente tratadas com Penetron. Quatro dias depois, não havia mais infiltrações pelas fissuras e os cristais brancos puderam ser vistos na superfície. É desnecessário dizer que os engenheiros estão extremamente satisfeitos com o desempenho de Penetron.

 
As microfissuras foram tratadas com uma demão de Penetron
 
Crescimento dos cristais após 4 dias – nenhuma infiltração
USA - Capri Residences, Miami , FL

Localizada na exclusiva área sul de Miami Beach, Flórida, o Capri Residences é um novo empreendimento exclusivo, com 72 luxuosos condomínios há 3 quadras do Biscayne Bay, em uma cidade emocionante, com vistas para o mar e em um dos locais mais refinados de Miami.

Este projeto “premium” será composto de duas novas torres, 14 e 6 andares, como também a restauração de 9755 m² de área livre, projetado pelo renomado arquiteto Igor Polivitsky. Este oásis têm grandes varandas, piscinas, academia de frente para o mar, terraços privativos e estacionamentos subterrâneos privados.

O local da obra do Capri, canto direito do Biscayne Bay, foram críticas para o proprietário e projetistas com respeito à impermeabilização e proteção contra a água do mar e altas pressões hidrostáticas.

O projeto do estacionamento subterrâneo era abaixo dos edifícios e 3,05m abaixo do nível do mar. Para suportar a estrutura de 14 andares e barrar a água da baía, foi construído um novo muro de concreto, com 1,22m.

O lançamento de um grande volume de concreto de uma vez e com tal espessura é quase certeza do aparecimento de fissuras no concreto. Por esta razão, foi decidido adicionar o Penetron Admix no concreto para garantir a impermeabilidade da estrutura. A tecnologia de Penetron não só reduziria a permeabilidade do concreto para suportar as pressões da água do mar como também mostraria a habilidade em selar fissuras de retração por secagem ou térmicas que poderiam aparecer.

Devido às espessuras e volumes do concreto, o fornecedor de concreto, Rinker Materials, propôs uma redução no consumo de cimento para reduzir o calor de hidratação no concreto. A Penetron trabalhou perto da Rinker Materials na revisão dos traços, dosagens e na operação para garantir o sucesso do lançamento de 5.352 m³ de concreto.