MARÇO 2016

Bem-vindo a nova edição do PENETRON Industry Newsletter!

A indústria do concreto hoje aceita largamente que a permeabilidade reduzida do concreto equivale ao aumento de durabilidade. Por esta razão, os aditivos redutores de permeabilidade para condições hidrostáticas (PRAH, veja ACI 212.3R-10) são frequentemente chamados de aditivos de durabilidade. Recentemente testes de migração de cloreto mostraram que Penetron ADMIX promove 60 anos adicionais de durabilidade. (veja newsletter Outubro 2014).


Simulação de condição real através de ciclos consecutivos de pressão d’água (EN 12390-8:2009) revela o poder real do aditivo de cristalização Penetron ADMIX: zero mm de penetração de água!

Esses resultados para concreto com cimento CEM IV 32.5 e CEM II/B-M (P-L) 32.5 foram alcançados por laboratórios independentes na Grécia, Brasil e Índia e confirmam que uma legião crescente de clientes tem testemunhado nos projetos: PENETRON ADMIX promove um concreto totalmente seco na maioria dos ambientes críticos: 100% de redução de permeabilidade do concreto (requisito PRAH = 70%).

Com Penetron
Sem Penetron
Profundidade média de penetração de água(mm)
Valor máximo de penetração de água (mm)
Profundidade média de penetração de água (mm)
Valor máximo de penetração de água (mm)
0
CP 22563-09
0
CP 22563-09
19
CP 22563-05
23
CP 22563-05

Prova visual: verifique o novo vídeo de auto cicatrização abaixo, mostrando PENETRON ADMIX funcionando.

Nosso prêmio anual PENETRON para Engenheiros sem Fronteiras (EWB) 2015 foi conquistado pela equipe da Universidade do Estado do Mississippi – leia a história completa abaixo. Além disso, nesta edição são apresentados projetos da China, França e USA.

Jozef Van Beeck
Diretor Internacional de Vendas & Marketing

 



 

PENETRON EWB-USA Contest: “o vencedor é…”

 
 

O complexo City, Xi’an China

 
 

Jardins Tumen na cidade, Xi’an, China

 
 

Apartamentos Senior do Metro Sul, Miami, EUA

 
 

Thermas QC Chamonix, Chamonix, França

 
siga-nos
   
PENETRON EWB-USA: “o vencedor é...”

O concurso da PENETRON EWB-USA tem um vencedor! Este ano o concurso Engenheiros sem Fronteira (EWB) colocou estudantes do Estado do Mississippi contra a Universidade de Harvard e Austin, curso profissionalizante do Texas. No último processo de votação de outubro deu à equipe do Estado do Mississippi (MSU) a vitória.

O prêmio ajudará os estudantes do MSU a expandir o projeto sustentável de água fresca em Simwatachela, Zambia, uma comunidade rural africana com aproximadamente 4.500 habitantes. Desde que o projeto começou em 2012, Dr. Dennis Truax, orientador acadêmico e uma equipe de seis estudantes tem viajado para Zambia todo verão.

Até agora, cinco poços de água limpa tem sido instalados e a equipe planeja expandir o projeto para oito poços no próximo verão. O prêmio em dinheiro pode permitir a adição de um nono poço no próximo ano.

Localizado a 161 km da cidade mais próxima, a isolada vila Simwatachela tem invocados poços rasos, cavados à mão e depressões perto de rios para coletar água para consumo humano e irrigação. Os poços localizados centralmente pela equipe do MSU deu aos residentes rápido acesso à água potável e pode além disso garantir vida na vila: um poço instalado próximo a escola pode fazer com que o governo envie uma professora para trabalhar na escola.

O programa de estudantes do EWB na MSU tem aproximadamente 150 membros. Para a história completa, veja: www.msstate.edu/newsroom/article/2015/11/msu-student-group-wins-grant-expand-zambian-water-project/


   
O complexo City, Xi’an China

“The City”é um empreendimento residencial luxuoso de 3,3 bilhões de yuan (US$ 520 milhões), junto com um shopping center e o Hotel Ritz-Carlton. A construção de 300.000m2 inclui 5 prédios residenciais luxuosos de 28 andares, o Hotel Ritz-Carlton de 23 andares e um shopping center de 4 andares (projetado pelo arquiteto britânico WATG) e construído pela China Construction Fifth Engineering Division Corp.

A proteção e a impermeabilização dos 3 andares do subsolo, com uma profundidade de 17,8 m, foi o maior desafio especialmente considerando o cronograma apertado da obra. Para ganhar tempo, dinheiro e aumentar a durabilidade do concreto desse empreendimento único, a especificação original de membrana foi substituída com PENETRON ADMIX. Todas as juntas de concretagem foram tratadas usando PENEBAR SW-55.

 

   
Jardins Tumen na cidade, Xi’an, China

A longa estrutura de 3 níveis de subsolo (70m x 400m) no terreno dos Jardins de Tumen foi construída em 89.000m2 usando o método de escavação “cut and cover” (22,11m de profundidade). A estrutura final serve como uma proteção de defesa civil (no nível mais profundo) para Xi’an, enquanto os andares mais altos acomodam uma área de lojas e restaurantes.

Toda a estrutura do subsolo de concreto protegida foi essencial para uma durabilidade maior. Aproximadamente 120 toneladas de PENETRON ADMIX garantiram uma estrutura impermeável e também permitiram um ganho significante de tempo e redução de custos do projeto. Todas as juntas de construção foram permanentemente seladas com PENEBAR SW-55.

   
Apartamentos Senior do Metro Sul, Miami, EUA

O complexo de apartamentos sênior do Metro Sul usou a tecnologia de cristalização PENETRON para ajudar na construção completa dentro do cronograma, apesar do nível do lençol freático do solo. O desenvolvimento do empreendimento a preços acessíveis inclui 91 unidades (projetadas independentemente), em sete andares, com café, sala de jogos, teatro, fitness center e lavanderia. O quarto andar-garagem fornece 91 vagas. Há também 242 m2 de área comercial no piso térreo.

O alto nível da água no solo representou um grande desafio inicialmente. Mas uma combinação de materiais da tecnologia PENETRON superaram esse problema e resultaram em uma estrutura impermeável e durável.PENETRON ADMIX SB(em sacos solúveis para fácil dosagem) foi usado para tratar todo o concreto do subsolo e nas áreas de garagem. A tecnologia que permite a rastreabilidade (cor verde) garantiu que o PENETRON ADMIX estivesse presente em todas as misturas de concreto. PENEBAR SW-55 e PENEBAR PRIMER foram usados para selar permanentemente todas as juntas.

 

   
Thermas QC Chamonix, Chamonix, França

Parte da cadeia européia de spas e resorts, a Therma QC Chamonix está localizada aos pés do Mont Blanc e possui 12 piscinas de água termal “indoor e outdoor”, com diferentes temperaturas para até 350 hóspedes. A estrutura também inclui banho turco, saunas e salas de massagem, todos com uma área de 4.600m2, projetados pelos arquitetos ShapeStudio e HPDB Engineering&Architecture.

Para garantir a durabilidade de todas as estruturas de concreto das Thermas QC Chamonix, PENETRON ADMIX foi adicionado em toda a fundação e em todas as estruturas em contato com água.