Novembro 2017

Os desafios de “Durabilidade de Concreto e Impermeabilização em Condições Climáticas Extremas” é o assunto desta edição especial. Lembramos  os furacões desastrosos que recentemente castigaram as ilhas caribenhas e parte do continente norte americano (Harvey, Irma e Maria).  Visitaremos hotéis e projetos residenciais na área de  Miami.  A tecnologia de cristalização PENETRON foi escolhida para proteger o concreto nestes projetos de destaque.

As estruturas de concreto junto ao Atlântico em condições normais já sofrem fortes pressões hidrostáticas e são expostas às águas salinas.  Quando adicionamos a isto as ameaças trazidas pelos furacões, com seus surtos de tempestade que eleva o lençol de água salina, temos a receita perfeita para danos catastróficos às construções ao lado do mar.  Uma situação desta requer soluções de impermeabilização absolutamente confiáveis para resistir à pressão hidrostática e aos ataques de cloreto e para garantir a durabilidade das estruturas de concreto.

Convidamos a visitar os projetos abaixo para aprender quais tipos de medidas preventivas são tomadas pelo proprietários e construtoras  para melhorar a sobrevida e para evitar danos às estruturas de concreto em ambiente marino, mesmo com clima extremo.

Christopher Chen
Director, North American Sales & Marketing

 



 

Mansões de Acqualina, Miama FL

 
 

The Club em Bay Harbor

 
 

The Groove em Grand Bay

 
 

Miami Bay Club

 
 

Paramount Miami World Center

 

 
 
   
Mansões de Acqualina, Miama FL

“The Mansions of Acqualine”, um projeto residencial super sofisticado, com 79 unidades numa torre de 46 pisos é o quinto maior edifício da Flórida com seus 196 m de altura.  A Coastal Construction, construtora e concreteira, adicionou PENETRON ADMIX aos 1.700m³ de concreto usado na estrutura de fundação com 2,43 metros de espessura e que serve ao mesmo tempo como piso inferior da garagem e como laje de subpressão.  A impermeabilização das fundações de concreto reduziu substancialmente os ataques de cloreto, evitando a corrosão do aço estrutural.

 

   
The Club em Bay Harbor

Do outro lado da água, o “The Club at Bay Harbor” fica perto da “Indian Creek” e o “Intercoastal Waterway”.  Este empreendimento de 25 unidades em 6 andares tem piscina aquecida, elevadores e garagem.  Inicialmente tinham especificado uma membrana de borracha e bentonita para garantir um ambiente seco durante a construção.  A PENETRON se reuniu com a construtora, o consultor de impermeabilização e a concreteira para discutir uma solução mais eficaz, mais econômica e que evita as complicações inerentes ao uso de membrana.

PENETRON ADMIX SB – em sacos solúveis foi misturado no local com o concreto (268m³) para impermeabilizar as estacas e blocos das fundações do prédio.  A impermeabilização total garantiu um ambiente seco e limpo já desde o começo da construção.

 

   
The Groove em Grand Bay

A um quarteirão do “Dinner Key Channel”, do outro lado da água de Key Biscane no bairro “Coconut Groove”, apartamentos luxuosos em duas torres de aparência deslumbrante, são conhecidos com o “Grove at Grand Bay””. Concebidos pelos arquitetos famosos Bjarke Ingels Group (BIG), ambas aa torres sobem 20 andares. A torre norte inclui 59 unidades, e a torre sul, 37. A entrada fica a somente 5,2 m acima do nível do mar. 

A solução de impermeabilização convencional, com bombeamento durante a obra, considerada inicialmente, logo se converteu num pesadelo. A CEMEX converteu inteligentemente para concreto com adição de PENETRON ADMIX. Laje e fundações foram feitos com esta tecnologia para resistir à pressão hidrostática e para garantir uma garagem completamente seca.

 

   
Miami Bay Club

No bairro Edgewater, diretamente adjacente à bahia Biscane Bay, a J. Milton Associates incorporou um complexo de apartamentos familiares de luxo. É composto por dois prédios: uma torre de 9.220 m² com 152  unidades e um prédio baixo de 2.065m² com 17 unidades.
Por causa do espelho de água alto, a incorporadora decidiu substituir a membrana de bentonita inicialmente especificada pela solução de PENETRON ADMIXPENETRON ADMIX foi adicionado aos 2.300m³ dos blocos de fundação e da laje protendida de 60 cm. Somente a laje consumiu 1.500 m³.  Todas as juntas frias de construção foram seladas com a fita expansiva PENEBAR SW.

Com PENETRON ADMIX já adicionado ao concreto, nada mais foi necessário para garantir a impermeabilidade.  O tempo que se ganhou, evitanda a complexidade, custo e risco de instalar membranas resultou numa economia considerável no projeto.  A qualidade de auto cicatrização, proporcionado pela tecnologia de cristalização também aumentará em muito  a durabilidade.

 

   
Paramount Miami World Center

O Paramount  Miami Worldcenter, com inauguração prevista em 2018, é composto por sete prédios comerciais e residenciais, vários hotéis, inclusive um hotel Mariott Marquis de 1.700 quartos e um centro de convenções.   Este conjunto beira um calçadão de lojas e restaurantes espalhados em 6 quarteirões, formando um complexo gigantesco de comercio, residências, escritórios e conta  com transporte público próprio (MetroMover e MetroRail).  Os 60 andares chegam a 214m de altura e englobam 512 apartamentos que custam em média 500 mil dólares.

Só na base inicial do projeto foram bombeados quase 11.000 m³ de concreto.  A Supermix, concreteira do projeto, revelou que precisou programar sem interrupção 1.300 entregas de concreto.  Mais de 700 operários lançaram 23.590.000 kg de concreto, num espaçode 3.995m² e com 2,75m de profundidade. O concreto fluiu por seis bombas a uma vazão de 382m³ por hora. Além disso,  2.178 toneladas de aço foram usadas na estrutura.

Novamente, a tecnologia de cristalização da PENETRON fornece proteção permanente à pressão hidrostática e previne a corrosão do aço estrutural deste magnífico projeto.